Como classificar as pesquisas
a) Pesquisas exploratórias: visa proporcionar maior familiaridade com o problema e visa torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado, análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.
b) Pesquisas descritivas: descreve as características de determinada população ou fenômeno ou relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume a forma de levantamento
c) Pesquisas explicativas: identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade, explica a razão e o “porque” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional. Assume, em geral, a forma de pesquisa experimental e pesquisa expost-facto.
Essa classificação das pesquisas é muito útil para estabelecer o seu marco-teórico, para possibilitar uma aproximação conceitual, analisar os fatos do ponto de vista empírico para confrontar a visão teórica com os dados da realidade.
Delineamento refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla que envolve a diagramação, previsão e interpretação de coleta de dados.
O procedimento mais importante para a identificação de um delineamento é o procedimento adotado para a coleta de dados. Definem-se em dois grupos. No primeiro grupo estão a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. No segundo a pesquisa experimental, a ex-post facto, o levantamento e o estudo do caso.
A pesquisa