Teoria comportamental
Psicologia 5° Período
Professor: Diego Macedo Gonçalves
Aluna: Lisieux Lemos
1) Explique o que é a análise funcional? É uma proposta específica dentro da abordagem analítico-comportamental, pela perspectiva da FAP, esta análise funcional se refere à interpretação das relações de um indivíduo aos estímulos ambientais e seus respectivos comportamentos, que objetivamente identificados na relação terapeutica, serão observados e modificados diretamente por meio de técnicas comportamentais.
2) Explique porque na análise funcional o psicólogo utiliza a relação terapêutica para provocar as modificações desejáveis no comportamento do paciente.
O terapeuta usa este instrumento, pois acredita que comportamentos clinicamente relevantes ocorrem na sessão, durante esta relação, analisando assim, funcionalmente quaisquer tipos de comportamentos, principalmente as relações entre estímulos, respostas e consequências, identificando as situações em que o cliente está inserido, como se comporta, o que pensa, o que sente, a partir disso busca promover alterações nos aspectos ambientais,com base na obsservação e modelagem direta, mudando assim as formas de seu comportamento. Assim, psicoterapeuta e cliente, podem discutir as melhores maneiras de lidar com os conflitos, as situações e queixas trazidas ao ambiente terapêutico.
3) Explique como a análise funcional trabalha a redução do desconforto emocional dos pacientes.
As queixas emocionais dos pacientes, parecem frutos de uma longa história de estimulação aversiva e comportamentos de fuga e esquiva. A relação terapêutica na análise funcional, promove condições ideais para que o comportamento de esquiva emocional, que é visto como um comportamento problema, seja observado e sinalizado pelo terapeuta, que coloca o cliente em contato com a situação aversiva e com os sentimentos que ela produz, e assim, sem se esquivar da situação e do