COMIDAS DO SUDESTE
A região sudeste é considerada uma das mais ricas e populosas do Brasil. É formada pelos estados de:
- São Paulo (SP);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Minas Gerais (MG);
- Espírito Santo (ES);
É a região que possui uma culinária misturada e variada. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, estão na lista dos melhores lugares para comer, devido as diversas opções gastronômicas.
CULINÁRIA DA REGIÃO SUDESTE
A variedade gastronômica surgiu principalmente por causa da chegada de imigrantes, dos colonizadores e também dos povos que já residiam no Brasil. Desde a colonização, do contato dos jesuítas com os índios, mantendo-os no litoral capixaba, parte de sua cultura e culinária foi incorporada aos costumes atuais. Depois com os bandeirantes que desbravaram o interior, especialmente Minas Gerais, em busca de riquezas, ao realizarem grandes viagens precisavam carregar alimentos duráveis tais como feijão e milho, que posteriormente deram origem ao virado paulista, que atualmente, é feito com cebola, alho e toucinho.
Com o declínio da busca pelo ouro em Minas Gerais, o estado passou a investir na produção pecuária, e através do leite, veio a se tornar o maior produtor de queijo e doce do Brasil.
Outras influências vieram através de imigrantes italianos e japoneses, em São Paulo, que trouxeram a pizza, o sushi e o sashimi; árabes e espanhóis, no Rio de Janeiro, com comidas como esfirras, tabules, quibes, kaftas, paella, dentre outras; além de alemães e também italianos, no estado do Espírito Santo, com pratos como polenta, café colonial, chucrutes, dentre outros.
CULINÁRIA DO RIO DE JANEIRO
A culinária do Rio de Janeiro possui uma influência muito forte dos pratos portugueses e também uma enorme variedade, desde frutos do mar à feijoada.
A cidade do Rio de Janeiro durante muito tempo foi capital de Portugal e por isso, grande parte dos pratos lusitanos são oriundos desse país.
Um dos pratos populares é a feijoada. Chega o final de