Comidas típicas dos estados do Sudeste
O Rio de Janeiro, por exemplo, tem como prato marcante a feijoada. O prato é um símbolo nacional, mas é bastante consumido no estado, o que o leva a ter uma forma própria de desenvolve-la. A receita carioca inclui carnes salgadas (como carne-de-sol), folhas de louro, várias partes de porco, cebola e uma laranja (para ajudar a deixar a feijoada menos salgada). Como cidade turística de grande população e variados gostos, ligado ao fato de, assim como São Paulo, ser muito industrializada, o Rio de Janeiro tem dentro do estado estabelecimentos que oferecem os mais variados tipos de comida.
São Paulo, como foi dito anteriormente, é bastante industrializado, abrigando vários gostos para comida. Existem diversos lugares no estado que disponibilizam diversos tipos de alimentação, sendo apelidado, por alguns, de “capital gastronômica mundial”. Por ser uma típica “cidade grande”, tem grande quantidade de redes de “fast-food” que são muito usadas pelos habitantes. Típico na cozinha paulista estão três pratos principais: galinha d'Angola à paulista, empadinhas de Cananeia e o cuscuz paulista, sendo esse último o de maior visibilidade nacional. O ponto forte da parte gastronômica em São Paulo é resultado da influencia italiana: pizzas e massas são um gosto bastante comum no estado.
Espírito Santo tem tradição na área gastronômica porcausa dos pratos como as tortas capixabas de vários sabores, o pirão, mas, principalmente, pela moqueca. Esse último é apontado como o prato símbolo da cozinha capixaba. Pode ser feita com siri, peixes,