Cometencias basicas
Numa data remota, um povo provavelmente de origem ariana, chegou à ilha de Creta ao sul da Grécia. Este povo fundou a cidade de Cnossos nesta cidade, os minos (denominação de seus reis) viriam a morar juntamente com sua poderosa classe de nobres. Eles formaram o primeiro grande império marítimo conhecido.
Os Cretenses viviam nas planícies mais férteis da região, onde cultivavam vinhas, cereais e oliveiras. Hábeis artesãos, eles trabalhavam com cerâmicas e metais. Construíram navios e grandes palácios. Exerceram grande influência por todo Mar Egeu.
Os Aqueus, pastores de origem indo-européia, chegaram à Grécia Central por volta de 2000 a.C. em busca de melhores pastagens. Ali se estabeleceram tornando-se sedentários, vivendo do pastoreio e da agricultura. Formaram pequenos centros urbanos, cujo mais importante foi Micenas. Por volta de 1400 a.C., os Aqueus, dominaram por completo seus vizinhos cretenses, ao tomarem Cnossos assimilaram seu povo e cultura.
Junto com os Jônios, Eólios e Dórios, povos indo-europeus que chegaram à região em períodos posteriores, formaram a base do povo Grego.
Os Dórios estabeleceram-se na região do Peloponeso onde fundaram a cidade-Estado de Esparta.
Os Jônios chegaram depois dos Dórios e estabeleceram-se na região central da Grécia. Fundaram a cidade de Atenas.
Os Eólios fixaram-se no norte da Grécia, acredita-se serem os fundadores da Macedônia.
Polis grega
A pólis (πολις) - plural: poleis (πολεις) - era o modelo das antigas cidades gregas, desde o período arcaico até o período clássico, vindo a perder importância durante o domínio romano. Devido às suas características, o termo pode ser usado como sinonimo de cidade. As poleis, definindo um modo de vida urbano que seria a base da civilização ocidental, mostraram-se um elemento fundamental na constituição da cultura grega, a ponto de se dizer que o homem é um "animal político".
Resumindo a Polis é a Cidade, entendida como a comunidade