Combustível em aeronaves
- Características dos motores alternativos
Combustível
Em resumo possuí a finalidade de deslocar o avião (faze-lo voar). Todos os motores OTTO apesar de serem parecidos eles possuem distinções minuciosas, sendo que para essas distinções diferentes muitas vezes é necessário combustíveis com propriedades diferentes. È válido falar sobre a octanagem dos combustíveis que é a resistência que o combustível tem a detonação. Quanto mais resistente o combustível for a detonação e a compressão maior será a sua explosão e consequentemente maior será a energia promovida pelo mesmo, isso resultará em uma energia mecânica maior.
Lubrificação os lubrificantes de motor possuí as seguintes finalidades; lubrificar, resfriar, proteger, limpar, vedar, informar. Os óleos lubrificantes do motor ficam dentro do cartér (parte inferior do motor) e se deslocam no interior do motor quando este está em funcionamento com a intenção de reduzir o atrito entre as peças o que promove a redução do desgaste entre as peças. O óleo também e responsável pela troca de calor com o motor, ou seja arrefecimento que é beneficio tanto para o funcionamento do motor como para a vida útil do mesmo. O óleo circula por dutos no motor e por buracos nas peças do mesmo, e a rotação elevada do motor promove a dispersão do óleo facilitando a sua finalidade de lubrificar.
Arrefecimento
Com a intenção de resfriar o motor tem-se em aeronaves e carros o radiador. Possui um sistema de funcionamento bem simples que consiste em usar um líquido e(ou) ar, e direciona-los ao motor com a intenção de trocar calor com o mesmo e consequentemente resfria-lo. O bloco do motor possui fendas por onde esse líquido passa, e passando pelo motor ele retornará para o radiador aonde ele será resfriado novamente para que o ciclo continue.
O radiador possuí uma série de canais por onde o ar circula resfriando o líquido que retornou do motor.
Ignição
O sistema de ignição possui a finalidade de gerar energia