Autoconhecimento
O autoconhecimento nada mais é que o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. Conhecer melhor seus gostos, suas emoções, suas qualidades e habilidades. A autoestima varia de acordo com as situações e principalmente em como nos sentimos em relação a cada um delas. O diferencial que faz com que cada pessoa seja mais segura de si e consiga ter controle sob suas emoções, independente de serem positivas ou não, é o autoconhecimento.
O controle emocional que o autoconhecimento proporciona pode evitar sentimentos como insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes sobre si mesmo, sentimento vago de não ser capaz, ter necessidade de agradar e de ser aprovado e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas. Ele é fundamental para desenvolver o amor por si mesmo e fortalecer a autoestima, afinal, não amamos e confiamos em alguém que pouco conhecemos.
Muitas vezes acabamos deixando de ir em busca dos nossos sonhos por acreditar que sejamos incapazes, e isso ocorre por não sabermos quem realmente somos. É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo. Muitos buscam cortar o cabelo, comprar roupas, mas quase sempre esquecem que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora, pois é fácil de se perceber quando uma pessoa está bem com ela mesma, e não pela roupa que está usando, mas sim pelo brilho em seu olhar, a paz de espírito.
Para se conhecer é preciso ter consciência de quem se é de verdade, avaliando tanto os pontos positivos quanto os negativos. Ao reconhecer seus pontos positivos se sentirá mais confiante em sua capacidade de conseguir o que quer que deseje, e reconhecendo seus pontos negativos poderá mudar um por um, transformando aquilo que te incomoda ou te faz sofrer em algo bom, e valorizando o que tem já se tem de bom. O importante é desenvolver a capacidade e ter a consciência de saber