Autoconhecimento
Autoconhecimento e o Relacionamento intrapessoal.
Nosso potencial é limitado, o importante é querer mudar, crescer e desenvolver-se.
O primeiro passo, para o aprimoramento das relações com os outros é o autoconhecimento, que não representa uma ação isolada, um ato ou uma técnica que se pratica e pronto. É um processo contínuo, sem fim, uma proposta para a vida.
O autoconhecimento está a cada dia se tornando o maior desafio, pois somos capazes de dizer que conhecemos cada colaborado de nossa equipe, sabemos tudo sobre ele, com riquezas de detalhe, com planilhas, números, produção, pontualidade, tudo isso se torna medidas vazias e sem sentido, quando não ocorre um bom relacionamento entre a equipe.
Para ter um bom relacionamento com o outro e aceita-lo do jeito que ele é. O importante é primeiro nós conhecermos e aceitarmos, como somos e, como estamos, a cada momento de nossas vidas. E para isso precisamos buscar a cada instante o autoconhecimento, partir do seu “eu” interior, conhecer nossas fraquezas, limitações, medos, ressentimentos, perceber o que é seu e o que é do outro, verificar quais são os “fardos” que carregamos que não nos pertence.
Assim nos possibilita à autoconsciência, que consiste em estar consciente do nosso estado de espírito e dos nossos pensamentos sobre os sentimentos que estamos vivenciando a cada momento. Como por exemplo, se estamos alegres, tristes, com raiva, ou sentindo uma euforia, qual a causa destes sentimentos.
Compreender do que nos faz agir e como agimos, antes de mudarmos nosso comportamento para alcançar melhores resultado tanto na vida pessoal e profissional.
No mundo dos relacionamentos fazemos coisas que nos arrependemos, principalmente quando falamos algo e não tem jeito de voltar atrás, ferimos, magoamos, perdemos oportunidades e jamais teremos outra chance. Pois uma ação quando é realizada em momentos tanto de euforia, raiva, ódio, revolta, jamais conseguiu recuperar como era anteriormente.
Nos seres