Obtençao e carcterização da água oxigenada

1556 palavras 7 páginas
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I

Obtenção e Caracterização da Água Oxigenada
Objetivos
Sintetizar a água oxigenada a partir de um peróxido metálico;
Estudar as propriedades de óxido-redução da H2O2;
Calcular o rendimento de uma reação química através de titulação de óxido redução.

Introdução
A água oxigenada é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio, H2O2. Este pode sofrer desproporcionamento, decompondo-se espontaneamente formando água e gás oxigênio:
H2O2(aq)

H2O(l) + ½ O2(g)

Como em H2O2 o oxigênio possui estado de oxidação -1, a água oxigenada pode atuar tanto como oxidante (ação mais comum) quanto como redutor, quando reage com oxidantes muito fortes.
Existem dois processos industriais de obtenção de H2O2. Um dos processos envolve a oxidação do etil-2-antraquinol:

OH

O
C2H5

C2H5

O2

+ H2O2

H2 / Pd
OH

O

O H2O2 é extraído da solução, empregando-se colunas de contra-corrente, obtendo-se assim soluções de aproximadamente 20 % em massa de peróxido de hidrogênio. O outro processo consiste na eletrólise de uma solução a 50 % em massa de H2SO4.

eletrólise
H2O(l)

H2SO4

H2O2(aq) + H2(g)

Neste processo, obtém-se uma solução a 30-35 % em massa de H2O2. Em ambos os casos, podem-se concentrar a água oxigenada por destilação fracionada à pressão reduzida até 98% em massa.

QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I
As soluções concentradas de peróxido de hidrogênio são facilmente hidrolisadas pela ação catalítica dos íons metálicos, sendo necessário adicionar inibidores.
A água oxigenada é usada como anticéptico, alvejante, reagente de laboratório, etc.. Ela é conservada em meio ácido, em frascos lisos de cor âmbar. Há substâncias como o ácido fosfórico
(H3PO4), acetanilida(1) e maloniluréia(2) que retardam sua decomposição e são usadas como conservadores da água oxigenada. Em contraposição, luz, calor, meio alcalino, superfície rugosa, presença de íons metálicos (tais como Fe3+ e Cu2+) aceleram sua

Relacionados