Psicologia uma (nova) introdução
Os autores desse livro são Luis Cláudio Mendonça Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi. Luiz Cláudio Mendonça Figueiredo fez a graduação em psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Católica de Chile e PUC-SP; tem trabalhos publicados nas áreas da filosofia, das ciências sociais, da psicologia e da psicanálise; atende em consultório particular como psicanalista. Pedro Luiz Ribeiro de Santi formou-se em psicologia pela PUC-SP; tem trabalhos publicados nas áreas da história da psicologia e da psicanálise; atende em consultório particular como psicanalista. O objetivo dos autores com o livro e de mostrar de uma forma dedutiva a psicologia contemporânea como uma ciência independente, refletindo sobre as condições socioculturais que propiciaram o aparecimento de diferentes teorias psicológicas.
O livro se divide em cinco partes, o primeiro capítulo revela os primeiros passos da psicologia como ciência; a segunda parte fala de uma maneira sociocultural, os desafios que a psicologia percorreu no século XIX. Os últimos capítulos se baseiam nos estudos mais recentes, mostrando de uma forma objetiva a importância da psicologia no contexto científico.
A obra mostra o inicio da psicologia como disciplina independente podemos falar do seu primeiro ‘’fundador’’ Wundt que iniciou os primeiros laboratórios com o objetivo de entender o comportamento humano, através de experimentação e observação surgindo assim outros projetos como a gestalt, bahaviorismo,