Estudo de caso: vale
A Petrobras segue uma política de preços formulada com o governo brasileiro. Os valores cobrados dos consumidores influenciam diretamente o crescimento econômico do país, afetando a também a inflação brasileira.
O preço dos combustíveis do Brasil é um dos mais caros no mundo, que chega a ser 2 vezes mais cara que nos Estados Unidos, sendo que este importa muito mais do que produz.
A razão desse feito é por causa dos altos impostos (cerca de 50% do preço da bomba) e a boa vontade do brasileiro em pagar altas taxas. De acordo com a reportagem Folha de S. Paulo, o governo usa o preço da gasolina como instrumento de política monetária para combater a inflação. No Brasil, o combustível tem o seu preço parcialmente definido pelas cotações de petróleo do mercado internacional. Quando esta cotação aumenta, o governo tem a opção de diminuir certas taxas para não repassar o custo aos consumidores de uma só vez.
5 – Porque, desde 2001 o número de acionistas estrangeiros de empresas cresceram muito? O que esse fato representa para a empresa? Porque ela pode prejudicar a opinião pública sobre a empresa?
Porque, desde 2001, asações da Petrobras passaram a ser negociadas juntamente com as ações ordinárias na Bolsa de Nova York (Nyse).
Isso representou um enorme crescimento da empresa emsolo estrangeiro desde então. Além disso também teve sua auto-identidade e imagem alteradas (houve mudança do nome, de Petrobrás para Petrobras, embora se sugeriu Petrobrax). Criou-se também uma nova logomarca sem o “BR verde-amarelo”, especifica para as operações no exterior, de modo a evitar a associação como sendo uma empresa estatal.
No entanto, é perceptível o crescimento ímpar da empresa nos últimos anos. Esse fato reflete na opinião pública de forma que a visão geral sobre a Petrobras é que esta é uma empresa 100% brasileira não sendo realmente. Assim, quando se quer massagear o ego patriótico dizendo que