Campo elétrico
Tivemos como objetivo comprovar na prática com uma experiência efetivada em laboratório, o campo eletromagnético presente em nossas vidas sem que esses fossem percebidos por se tratarem de um fenômeno “invisível”. Este que cada vez mais está presente, interferindo em simples problemas caseiros, como em grandes acidentes os quais podem causar grandes catástrofes.
INTRODUÇÃO
No último relatório elaborado sobre a Lei de Coulomb, falamos sobre a força elétrica que age entre duas partículas eletrizadas através do campo elétrico. Agora o conceito de campo elétrico será explanado neste relatório.
Michael Faraday (1791 – 1867) foi o primeiro a propor o conceito de campo elétrico e também ter contribuído com outros trabalhos para o eletromagnetismo. Posteriormente este conceito foi aprimorado com os trabalhos de James Clerk Maxwell, discípulo de Faraday.
O surgimento da necessidade de explorar o campos elétrico, foi quando houve a necessidade de explicar a ação das forças a distância. O campo elétrico existe numa região do espaço quando, ao colocarmos uma carga elétrica (q), esta é submetida a uma força elétrica F. O Campo elétrico pode ser entendido como sendo uma entidade física que transmite a todo o espaço a informação da existência de um corpo eletrizado (Q) e, ao colocarmos outra carga (q) nesta região, será constatada a existência de uma força F de origem elétrica agindo nesta carga (q).
É importante neste momento, fazer uma analogia entre o campo elétrico e o campo gravitacional de um planeta. Ao redor de um planeta, existe um campo gravitacional devido a sua massa, análogo ao campo elétrico que existe em torno de uma esfera eletrizada. Percebemos então, uma analogia entre as grandezas físicas de massa e carga elétrica, como sendo responsáveis por gerar os campos gravitacional e elétrico respectivamente.
Assim como a Terra tem um campo gravitacional, uma carga