Desenvolvimento economico local
1 –a) Explique que é a reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais.
A reestruturação capitalista é a reorganização da economia de capital que enfraqueceu-se sob a ameaça do comunismo durante as décadas de 50 e 60 do pós guerra. Houve muitas manifestações socialistas no Brasil vinculadas a intelectuais das grandes universidades, políticos de esquerda, que foram sufocadas com a implantação de políticas mais repressoras no início da década de 70.
b) Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consultas de sua escolha, identifique quais são as políticas brasileiras para o desenvolvimento local.
O BNDES possui linhas de financiamento que visam a melhoria das infra-estruturas para o desenvolvimento local nos principais focos da indústria, transportes e energia.
Os Municípios com o movimento de descentralização que houve há cerca de três décadas com a municipalização da Educação, da Saúde e com a Lei de Responsabilidade Fiscal por volta do ano 2000, provocou sérias mudanças na estrutura das administrações locais que têm que rever suas despesas com pessoal até o máximo de 60% da receita e procurar soluções junto à população por meio do Plano Diretor Participativo para elaborar estratégias de desenvolvimento sustentável que abranja o campo e a cidade.
Com este espírito, de sugestões de políticas públicas inter-relacionadas com a iniciativa privada, vamos conhecer a realidade do Município de Corumbá de Goiás, Estado de Goiás, com algumas sugestões de melhoria da região, com soluções que passam pela industrialização atrelada à agropecuária, desenvolvimento das pequenas propriedades rurais com ou sem financiamento (PRONAF - Programa Nacional da Agricultura Familar), OPNCF- Programa Nacional de Crédito Fundiário voltado para pequenos agricultores, possui ações diversificadas para promover o acesso à terra, bem como aos investimentos básicos e produtivos, para estruturar os imóveis rurais. Tal programa apoia-se nos princípios