Combustíveis aeronaves
São combustíveis que contém em sua fórmula quantidades considerável que hidrocarbonos aromáticos. São adicionados para aumentar a performance da mistura rica. Contém um solvente forte e ação deformadora sobre alguns tipos de mangueiras e em outras partes de borracha do sistema. Por esta razão foram desenvolvidas mangueiras para uso com estes combustíveis.
Detonação
Quando ocorre a detonação a primeira porção da carga queima normal, a última queima instantaneamente criando pressão excessiva e desbalanceada na câmara de combustão. Este tipo de detonação anormal é chamada de detonação. O aumento excessivo da velocidade de queima causa elevação de temperatura na cabeça do cilindro. Isso diminui a eficiência do motor e causa danos à cabeça do cilindro ou pistão. Em uma combustão normal os gases em queima comprimem a cabeça do pistão para baixo, sem choque excessivo. A pressão aumentada, em um curto período de tempo produz uma carga pesada nas paredes da câmara de combustão, e este impacto que aparece como um golpe audível em um motor de automóvel. Geralmente usam-se instrumentos para detectar a detonação em um motor de avião.
- Ignição de Superfície: é a ignição da mistura combustível/ar na câmara de combustão. Se ocorrer antes é chamada de pré-ignição. Quando a ignição está ocorrendo o resultado é a perda da potência e aspereza no funcionamento do motor. A pré-iginição é atribuída ao superaquecimento dos eletrodos das velas, válvulas de escapamento ou depósitos de carbono. O uso de combustíveis com valores elevados de hidrocarbonos aromáticos são mais suscetíveis para ocorrer a ignição de superfície.
Avaliação de Octana e Performance
O número de octanas e a composição, designam o valor anti-detonante da mistura de combustível. Motores de avião de alta potência têm sido feitos pelo resultado de misturas para produzir combustível de alta classificação de octanagem. Mesmo os combustíveis de alta octanagem detonarão