combustão interna
APOSTILA COMPLENTAR PARA O CURSO DE ENGENHARIA
MECÂNICA DA UMC NA DISCIPLINA DE SISTEMAS TÉRMICOS I
Prof. Msc. Fabio Tofoli
IMPORTANTE
Esta apostila foi e esta sendo elaborada como material suplementar para auxiliar os alunos da disciplina de Sistemas
Térmicos I da UMC no sentido de alinhar as informações básicas referentes aos Motores de Combustão Interna principalmente no inicio do semestre podendo também ser consultada a qualquer tempo.
A mesma não tem a função nem a pretensão de ser material único ou de referencia devendo, então o aluno recorrer as bibliografias mencionadas no programa da disciplina para melhor entendimento dos conteúdos.
2
Cap.1 – INTRODUÇÃO
1.1-
Perspectiva Histórica
Os motores de combustão interna são, há muito tempo, uma das maquinas térmicas mais empregadas no nosso meio seja como gerador de energia, como movimentadores de bombas volumétricas ou, como mais difundidas na sociedade, fontes de potência para locomoção de veículos, embarcações, locomotivas ou aviões de pequeno porte.
Os motores de combustão interna têm seu inicio no século 19 e até o momento não existe um sucessor a altura para o mesmo. Muito se fala em motores elétricos, a célula de combustível entretanto, quando se compara a autonomia, eficiência e custo, os motores de combustão interna ainda são mais atrativos e por este motivo devem ter uma vida longa ainda.
Abaixo é possível verificar uma sequencia histórica dos acontecimentos a cerca dos motores de combustão interna. Pede-se ao aluno, não se preocupar com algumas características mencionadas, pois as mesmas serão expostas durante o curso e no momento queremos somente que se tenha uma percepção da longa linha de desenvolvimento já percorrida por esta maquina:
1860
Nesta década foi desenvolvido um motor a combustão interna por Lenoir que
funcionava com a combustão de misturas de ar e carvão a pressão atmosférica. Cerca de 5000