comando de voz
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS
CURSO: Engenharia Elétrica
Fabrício Girundi, Felipe Figueiredo, Hélio Sipriano, Orlando Cezar, Roberta Motta, Rodrigo Alexandre, Wanderson Ferreira, Gabriel da Silva
Professor PA: Osmar Ventura Gomes
Professores co-orientadores: Fabiana Paixão, Ivair Jose de Souza, Orlando Gama S. Junior
1. Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento e a utilização de um sistema de processamento digital de sinais através comando de voz demonstrando sua utilização prática para facilitar a locomoção de portadores de necessidades especiais, cadeirantes, como forma de oferecer maior autonomia e liberdade, visando auxiliar aqueles deficientes que não podem e ou tem dificuldades em utilizar as mãos nos movimentos destas cadeiras.
Palavras-chaves: Arduino; Cadeirantes; Comando de voz; Portadores de necessidades especiais; Sinais digitais e analógicos.
2. Descrição do Problema
Como funcionam os sinais e sistemas que podem auxiliar portadores de necessidades especiais em atividades de locomoção?
3. Contextualização
O Processamento digital de sinais é utilizado em qualquer área onde informações são manipuladas ou controladas por um processador digital. O processamento digital de sinais oferece vantagens, e flexibilidade, em relação ao tratamento analógico; procedimentos que só poderiam ser obtidos em sistemas analógicos com a utilização de equipamento especializado, complexo e caro, podem ser mais eficientemente executados no domínio digital. [1].
Os sinais podem descrever uma grande variedade de fenômenos físicos, embora possam ser representados de diferentes maneiras, a informação do sinal está sempre contida em algum tipo de variação. Como exemplo, utilizado neste trabalho, consideramos o mecanismo vocal humano, que produz fala ao gerar flutuações na pressão acústica. A figura 1 ilustra uma gravação de um sinal de fala, obtido com o uso de um microfone