Dinâmicas em grupo
Nome da Dinâmica
Objetivo
Relação com a Disciplina
Quebra-Gelo: Tchutchuê
Incentivar os participantes a dançar uma musica com coreografia engraçada, afim de quebrar o clima tenso no início das atividades.
Liderança: Onde o orador deve criar um ambiente propício para a realização das atividades, incentivando de forma descontraída a participação de todos.
Cabe mais um
Ao sinal do orador deve-se formar grupos com o número de pessoas estipuladas por ele, o grupo que tiver mais integrantes do que o estipulado perde integrantes, o objetivo é conscientizar a formação de “panelas” na empresa.
Visão Sistêmica: Conscientizar os participantes de que o trabalho em equipe traz resultados, todos fazem parte da organização, valorizando cada pessoa naquilo que faz de melhor.
Cada um no seu quadrado
Os integrantes de cada grupo deve juntar-se e caber dentro de um espaço equivalente a uma cartolina, o objetivo é promover a integração do grupo e o trabalho em equipe e a formulação de estratégias.
Aprendizado Organizacional:
Compartilhar conhecimento e troca de experiências, formulando estratégias, aprender com os erros cometidos, e trabalhar em união.
Teia de Aranha
Todo o grupo recebeu um barbante para formar uma teia onde um balão foi colocado sobre esta teia, o objetivo era não deixar este balão cair ao chão. Foi trabalhada a formação de equipes, estratégias, e adaptação, já que na aplicação desta atividade houve a alteração de ambiente.
Aprendizado Organizacional e Pensamento Sistêmico:
Além do trabalho e aprendizado em equipe, houve a mudança de ambiente (zona de conforto) ensinado ao grupo aprender a trabalhar com as diferentes situações que possam surgir, como mudança de chefia, setor e até mesmo de local de trabalho.
Dinâmica do prendedor: Missão desagradável
Organizar os grupos em fileira e pregar prendedores nos dedos de uma das mãos, esses prendedores foram passados para traz e retornaram ao primeiro