Manual de ordem unida
Versão 2004
Introdução
Este manual tem por finalidade ajudar os Clubes de Desbravadores, quanto as formaturas, cerimônias, desfiles, comandos, banderins de unidade e bandeiras. As formaturas e desfiles visam desenvolver o sentido de coesão, através da execução em conjunto, os movimentos, gestos e atitudes que exigem marcialidade bem como uniformizar o procedimento do clube em cerimônias e solenidades, deixar o clube com mais disciplina e melhor coordenação motora e fazer que o desbravador tenha mais motivação e alegria dentro do clube.
Obs.: A melhor apresentação do clube decorre de treinamentos contínuos.
Objetivos da Ordem Unida
1. Proporcionar aos desbravadores e Clubes os meios de se apresentarem e a se deslocarem em perfeita ordem, em todas as circunstâncias; 2. Desenvolver o sentimento de coesão e os reflexos de obediência que são fatores predominantes na formação do Desbravador; 3. Permitir, que o Clube de Desbravadores se apresente em público de forma organizada e atrativa. 4. Promover uma atividade de recreação sadia e que contribua no desenvolvimento da coordenação motora e atrativa 5. Demonstrar que as atitudes individuais devem subordinar-se a missão do conjunto e a tarefa do grupo.
Como Comandar
É exigido de quem comanda postura, pois, dela depende a execução de seus comandos. 1º. Sempre comandar na posição de sentido para impor mais respeito na Ordem Unida. 2º. Executar juntamente com o clube os comandos para que os desbravadores possam ver no seu instrutor, alguém que conhece o que está falando. 3º. Quando em deslocamento acompanhar a 1/3 à retaguarda do grupo (ex.: 10 fileiras, o líder vai na 6 ou 7 fileira) para observar o máximo do pessoal. 4º. Dar com energia os comandos e sempre ser o exemplo, pois, o grupo é o espelho do guia. 5º. Quando for passar o comando para outro, fazer com que o grupo fique de frente para o mesmo, para que o desbravador saiba quem estará no comando a