relatório supervisionado em uan
Nas sociedades modernas, as dificuldades impostas pelos longos deslocamentos e a extensa jornada de trabalho impedem que um grande número de pessoas realize suas refeições regulares em família. Para uma expressiva camada da população, a refeição fora do lar, em unidades de alimentação e nutrição, é uma das alternativas viáveis (CARDOSO et al. 2005).
As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são unidades pertencentes aos setores de alimentação coletiva, que buscam o fornecimento de refeições de forma equilibrada do ponto de vista nutricional, manipuladas corretamente do ponto de vista higiênico-sanitário, que possam manter ou recuperar o estado de saúde dos comensais, e promover o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis (POPOLIM, 2008). Caracteriza-se num processo de trabalho calcado na produção em larga escala, onde se fazem presentes as diversas funções administrativas de planejamento, organização, comando e controle das operações. Tem como objetivo fornecimento de refeições balanceadas aos usuários, seguras do ponto de vista higiênico-sanitário, envolvendo atividades de assistência nutricional, pesquisa e educação no âmbito da nutrição (MEZOMO, 2002).
A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é considerada como a unidade de trabalho ou órgão de uma empresa que desempenha atividades relacionadas à alimentação e à nutrição, independentemente da situação que ocupa na escala hierárquica da entidade. Atendem clientela definida comunidade de direito ou de fato e podem estar situadas em empresas, escolas, universidades, hospitais, asilos, orfanatos, dentre outras instituições. (CARDOSO, 2005; FREITAS, 2007).
Cabe ao nutricionista no âmbito de suas atividades em uma UAN, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição e promover ainda assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas. (Resolução CFN n° 380)
Neste