COM SOCIAL VOL UNICO ENADES 2006 2009
JORNALISMO
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PROGANDA E MARKETING
MATERIAL INSTRUCIONAL ESPECÍFICO
COORDENADORA E ORGANIZADORA
Christiane Mázur Doi
Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Mestre em Tecnologia Nuclear, Engenheira Química e Licenciada em Matemática, com Aperfeiçoamento em Estatística. É professora titular da Universidade Paulista.
Autores
Daniela Palma
Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação e Bacharel em Jornalismo. Foi professora titular da Universidade Paulista e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Tânia Sandroni
Mestre em Ciências da Comunicação, Bacharel em Jornalismo e Licenciada em Letras. É professora adjunta da Universidade Paulista e do Colégio Santa Cruz.
Questões 1, 2 e 3
Questão 1.1
Quarenta anos depois da publicação de Apocalípticos e Integrados, de Umberto Eco, semelhante dicotomia se apresenta, desta vez, em relação à cibercultura. De um lado, os otimistas que acreditam nas inesgotáveis possibilidades dos avanços tecnológicos, inclusive, propiciando o surgimento de uma “tecnodemocracia”. De outro, os pessimistas que profetizam que o absoluto caos digital está próximo. Considerando esse contraponto, julgue os itens a seguir.
I. A antinomia tecnologia versus humanismo ultrapassa o tempo e os contextos, inclusive, quanto aos meios de comunicação.
II. A divergência apontada acima está mais relacionada ao radicalismo dos otimistas e dos pessimistas que às novas tecnologias.
III. Ao longo do tempo, as tecnologias se sucedem, mas infere-se do texto que permanece o conflito, quanto ao uso delas, entre o bem e o mal.
IV. O desenrolar da espiral tecnológica é que tem agravado o conflito entre os “apocalípticos” e os “integrados”.
Estão certos apenas os itens
A. I e II.
B. I e III.
C. II e III.
D. II e IV.
E. III e IV.
Questão 2.2
(Disponível em