Interferencia 2012 Tema 3
Modo de Operação
O canal de comunicação é definido como um meio elétrico que é estabelecido entre duas ou mais estações. Tem como finalidade específica transportar informações de um ponto da rede para outro, sendo que suas limitações quanto à capacidade dependem das características elétricas físicas impostas pelos meios que podem ser de três tipos básicos:
1. Simplex
Um sinal flui sempre da estação de origem para estação de destino.
2. Half Duplex
Nesse modo de transmissão, geralmente o receptor do modem está apto para receber, embora não seja possível a transmissão e recepção simultânea.
3. Full Duplex
No modo de transmissão Full Duplex ou Duplex a transmissão ocorre nos dois sentidos simultaneamente e, pode ser empregada de dois ou quatro fios.
Quando se emprega quatro fios, dois são reservados para transmissão e dois para recepção, ambos operando na mesma freqüência. Com dois fios são empregadas duas freqüências diferentes: uma para transmissão e outra para recepção
3.1 Modulação
Modulação é a modificação de um sinal eletromagnético inicialmente gerado, antes de ser irradiado, de forma que este transporte informação sobre uma onda portadora.
Imagem animada em que mostra-se a principal diferença entre a amplitude modulada e a frequência modulada.
Modulação é o processo no qual a informação a transmitir numa comunicação é adicionada a ondas eletromagnéticas. O transmissor adiciona a informação numa onda básica de tal forma que poderá ser recuperada na outra parte através de um processo reverso chamado demodulação.
A maioria dos sinais, da forma como são fornecidos pelo transmissor, não podem ser enviados diretamente através dos canais de transmissão. Conseqüentemente, é necessário modificar esse sinal através de uma onda eletromagnética portadora, cujas propriedades são mais convenientes aos meios de transmissão. A modulação é a alteração sistemática de uma onda portadora de acordo com a mensagem (sinal