Relatorio cuba de ondas
Cuba de ondas
Resumo O conhecimento é verdadeiramente válido quando se é extraído e assimilado do tema o máximo de informações possíveis, para isso a análise prática é sempre viável. A ideia da prática para Cubas de Ondas é visualizar e compreender ondas planas e circulares em um meio líquido, reconhecer o fenômeno difração e identificar reflexão e interferência de ondas planas em anteparos diversos. Além dos fenômenos citados foram vistos outros que não serão aprofundados na analise abaixo. Toda a experiência fora realizada em três etapas que se consistiu na montagem do aparelho e em análises visuais dos resultados.
Palavras-chave: difração, reflexão, interferência, ondas (planas e circulares) e anteparo.
1. Introdução
Os fenômenos ondulatórios tem um papel destacado na natureza, podem-se observar com facilidade ondas em superfícies da água em copos, piscinas ou no mar. O experimento com a cuba de ondas trata-se de uma aparelhagem inicialmente complexa, em sua composição vale a pena destacar a cuba e o gerador de abalos. Na cuba é acrescentado água e sobre ela se posicionam anteparos, com o ligar do gerador é possível visualizar as ondas sobre a água e seus efeitos ao passar pelo anteparo, de forma que é projetada sobre a parte inferior do aparelho com a ajuda de uma fonte de luz. A aparelhagem é ilustrada na figura 1. [pic] Figura 1: Cuba de ondas.
O processo inicial foi a montagem da cuba de ondas, a partir de então se inicia a prática propriamente dita. Foram realizados uma média de 10 experimentos e aqui serão citados apenas três, os três que obtivemos uma análise conjunta mais aprimorada e tivemos a melhor visualização dos resultados na cuba.
2. Objetivos
Os três experimentos escolhidos para ter suas analises e conclusões aqui expostas tem como objetivos principais a visualização da interferência, da sobreposição de ondas e da