MKT II
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E SAÚDE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
As 22 Consagradas Leis do Marketing
Aluna: Katia Maria dos Santos Lima
Matrícula: 201109674
Santos
2013
INTRODUÇÃO
As explanações a seguir vão de acordo com o entendimento mediante a leitura do livro. E, impossível não ler todas as leis mencionadas no livro, pois elas estão interligadas umas as outras além de ser uma leitura envolvente por sua explicação clara e objetiva.
Vale lembrar que na tentativa de falar sobre o livro todo, não segui uma sequência como sugerida pelos colegas: falar sobre os onze primeiros ou os onze últimos tópicos. Acabei interlacando, da primeira para a terceira lei e assim sucessivamente. Segue:
Capítulo 1 – Lei da Liderança: “É melhor ser o primeiro do que ser o melhor”.
Nesta lei, o importante é chegar na frente, ser o primeiro. Pois o segundo certamente cairá no esquecimento. E não por falta de qualidade ou outros indicativos de um bom produto, mas sim por ser o primeiro a alcançar o público e fixar-se na mente dos consumidores.
Um bom exemplo aqui é, se você quiser financiar sua casa, qual o banco que logo lhe vem a cabeça, com certeza Caixa Ecônomica Federal. Ele chegou primeiro neste assunto e, muitos com certeza não sabem que os outros bancos também oferecem este serviço.
Capítulo 3 – Lei da Mente: “É melhor ser o primeiro na mente do que ser o primeiro no mercado”.
Ser o primeiro é importante, mas ser o primeiro na mente das pessoas mais importante ainda. Ter nomes curtos, ter a influência de boas recordações ajudam o produto a ser facilmente lembrado. Quem não se recorda da Valisère, com a chamada para o “meu primeiro soutien”? Eu mesma, ainda criança na época dessa propaganda, mas ao aparecer a necessidade não quis outro, fiz questão e pedi para minha mãe comprar um “Valisère” devido a propaganda da TV.
Capitulo 5 – Lei do Foco: “Em marketing, o mais poderoso conceito é representar uma palavra