coletas de sangue
O conhecimento teórico das técnicas de coleta de sangue pode ser obtido em aulas teóricas. Porém, o conhecimento prático sobre coleta e as reações que poderão ocorrer durante este procedimento são adquiridos na prática através de experiências pessoais durante a graduação. O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes aos órgãos. Ele é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas.
O presente estudo teve como objetivo ensinar a um grupo de alunos em aula prática a técnica de coleta de sangue venoso. Foi selecionado um grupo de alunos voluntários para execução da técnica de coleta de sangue venoso com a supervisão dos monitores e da Professora responsável pela disciplina. O garrote foi aplicado antes da punção, para encontrar a veia mais facilmente. Depois de selecionar a zona de punção, desinfectou-se o local com algodão e álcool 70% secando naturalmente. O braço do aluno voluntário estava estirado e o punho fechado. Foram tomados todos os cuidados necessários durante e após a coleta de sangue. O tempo de viabilidade da amostra é aproximadamente de 2 horas após a coleta do sangue total, durante este período a amostra deve ser centrifugada o mais rápido possível para evitar que o plasma fique em contato com as células sanguíneas;
Todos os alunos durante a aula prática tiveram a oportunidade de aprender a técnica observando sua eficiência e segurança. A importância da coleta de sangue venoso com seringa e agulha durante as aulas práticas possibilita a capacitação dos acadêmicos, formando profissionais seguros e bem treinados.