Coleta de Sangue
O sangue é a porção líquida do meio interno que circula rapidamente dentro de um sistema fechado de vasos denominado sistema circulatório. É constituído por um fluido no qual existem células em suspensão, moléculas e íons dissolvidos em água, ele passa por todo o corpo humano e é uma parte importante. Ele obtém oxigênio e nutrientes e leva de volta ao sistema excretório todos os produtos que são utilizados por esse sistema. Por isso, o sangue é afetado por milhares de doenças.
E por ser tão vulnerável e ser afetado com frequência, o exame de sangue é a maneira mais rápida e prática de se verificar se há algo errado com o organismo da pessoa, como anemia, diabetes, problemas na tireoide, etc.
E tudo isso pode ser conferido através de uma pequena quantidade de sangue retirada de uma veia. Isso porque junto com o sangue vêm células, fluidos e outros corpos necessários de serem pesquisados.
Objetivo
O objetivo da aula pratica de coleta de sangue é colocar em pratica tudo aprendido em aula teórica visando a qualidade no fornecimento de cuidados ao paciente em um ambiente de laboratório que seja seguro para todos, desde os procedimentos adequados na coleta até o transporte e armazenamento das amostras.
Materiais Utilizados
Os matérias utilizados na aula pratica foram: Algodão, álcool a 70%, garrote, agulha, piloto, tubos para coleta, seringa, descarte, luvas, tipoia, cadeira.
Métodos
Prepare o material a ser utilizado então com o paciente sentado numa cadeira confortável com apoio para os braços escolha o local de coletagem. O braço deve ser colocado com a mão virada para cima, na altura da linha do ombro e deve estar relaxado. Coloque o garrote cerca de 10 cm acima do local onde vai fazer a coletagem e aplique pressão até as veias ficarem mais visíveis. Limpe e desinfete o local com algodão embebido em álcool a 70%, fazendo movimentos circulares, deixe secar o local.
Com o bisel voltado para cima puncionou-se o local escolhido, soltou-se o