COLETA DE SANGUE
É a colheita e provisão de sangue que classifique em grupos sendo armazenados e usado p/ finalidade terapêutica; servindo p/reposição de elementos faltosos ( hemácias, plaquetas, leucócitos, e fatores de coagulação). Realizadas através das transfusão sendo indispensável à medida da medicina e comunidade, sendo de serviços de hospitais e de conveniados que possam necessitar, todos os coordenados pelo hemocentro.
Organização do banco de sangue
Provem instalação, organização e dinâmica de trabalho qualificando, objetivando decisões rápidas e seguras do banco de sangue a ser transfundido.
Localizações
Em locais de utilização do sangue nos hospitais, sendo armazenados próximos em salas de cirurgia, enfermagem, pronto socorro e de fácil acesso pr serem doados.
Instalação
O banco de sangue deve ter no mínimo cinco sala: recepção, processamento e estoque, preparo do material, colheita e recuperação.
Equipamento
No desempenho de sua função: c/ o material as suas funções de colheita, classificação, estoque, realização de provas cruzadas e reações sorológicos, refrigerador refrigerando de4 a 6 °C, banhos maria a 37 e 56 °C, centrifugador, vistos tipos Diamont , agitador elétrico p/ sorologia, microscópio, suporte p/ tubos de ensaio, lâminas de microscópio, placas de toques p/ sorologia, conta gotas, palito de madeira, tubos de ensaio de 12×75mm, anti séptico, estoques de frascos, material p/ preparo de plasma e concentração dr hemácias e plaquetas.
Documentação
Em livros c/ anotações c/ o nome do doador, data da colemãos, volume do sangue retirado, resultado das provas laboratoriais e sorológicas. Os soros positivo são marcados c/ fichas em vermelho. Em um outro livro são marcados organizados c/ datas de transfusões e as reações adversas.
Provisão do sangue
Serve p/ a manutenção de estoque.
Seleção de doadores
Doador em boas condições são entre 18 a 65 anos, os que podem fornecerem o sangue, a doação deve ser voluntária. A seleção