coleta de sangue
É a coleta de sangue venoso (das veias) para exames laboratoriais solicitados pelo médico.
Nosso sistema circulatório é composto pelo coração que bombeia sangue para todo o nosso corpo (sangue arterial) e deste também recebe (sangue venoso), portanto, os vasos que levam sangue rico em CO2 do corpo ao coração são as vênulas e as veias e, os vasos levam sangue do coração ao corpo (sangue rico em O2) são as artérias. Portanto, coleta de sangue venoso é a punção de uma veia com inserção de algum tipo de dispositivo intravenoso para obter-se amostras desse sangue para exames laboratoriais, (quando pretende-se investigar o sangue arterial faz-se a coleta de sangue de uma artéria, procedimento que só pode ser realizado pelo Enfermeiro para realizar o exame de gasometria), porém, aqui, o que interessa-nos é o procedimento da coleta venosa.
Objetivo:
Auxiliar no diagnóstico de doenças e na avaliação de tratamentos.
Descrição do Procedimento:
1. Lave as mãos e reuna todo o material necessário de acordo com a solicitação dos exames que serão realizados (seringa compatível com o voluma de sangue, ou sistema a vácuo que inclui a agulha específica rosqueada no adaptador, e todos os tubos necessários.2. Chame o paciente pelo nome completo na sala de coleta, receba-o de forma cordial, apresente-se a ele, explique-lhe o procedimento e verifique se ele está nas devidas condições para a coleta, tais como: período de jejum determinado, uso de certos medicamentos que possam interferir nos resultados.
3. Após confirmar todos os dados pré-analíticos do paciente, rotule todos os tubos de coleta de forma legível, com o nome completo do paciente, número de registro, data, horário da coleta, e, se é um paciente que está internado também colocarnúmero do quarto do paciente, assinatura e carimbo do responsável pela coleta nas requisições dos exames que depois serão enviadas juntamente com os tubos das amostras para o laboratório.
4.Como ja dito antes, se ainda não