Colaborador
Relação concentração mol/L e pH
Jacareí – SP
2013
Escola SENAI “Luiz Simon”
Professora: Sebastião Fundamentos da Química
Relação concentração mol/L e pH
Componentes:
Mariane
Mirela
Vanessa
Yasmin
M1QUI
Jacareí – SP
2013
OBJETIVO
- Analisar as variáveis de pH
- Equilíbrio de reações de neutralização
- Ajuste de soluções
INTRODUÇÃO
Umas das técnicas comuns de laboratório usadas em análises químicas é o processo de titulação, onde determina a concentração de um reagente conhecido. A titulação ácido-base é a que se destaca, por ser a mais eficaz, pois, não é necessário atingir o ponto de equivalência apenas, reagindo o ácido com a base, facilitando o processo.
O pH (potencial hidrogêniônico) determina se uma solução é alcalina ou neutra, dependo do seu grau de acidez que varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância. Para o equilíbrio dessas substâncias é importante medir o pH de uma solução verificando que os valores dependem do tipo de ácido e base que são envolvidos na reação de neutralização, para que só assim ocorra um ajuste entre as soluções É comum utilizar um frasco de erlenmeyer (onde é colocado o titulado, a água, um indicador ácido/base) e uma bureta, que está contido o titulante, para analisar as variedades de ph, equilibrando a reação de neutralização, fazendo assim o ajuste das soluções.
Este relatório, evidência a importância de analisar os valores de cada substância, confirmando os dados do rótulo e também os diferenciados métodos de titulação que foram feitos experimentalmente no laboratório.
MATERIAIS E REAGENTES
Parte I – 02/05/2013
- 2 Erlenmeyer
- Bureta
- Suporte Universal
- 2 Garras
- Béquer
- Ácido Clorídrico (HCl)
- Hidróxido de Sódio (NaOH)
- Fenolftaleína
Parte II – 09/05/2013
• Processo I
- Tripé
- Tela de amianto
- Bico