COL GIO MOTIVA
FÍSICA EXPERIMENTAL
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS
SAMUEL DUARTE GONÇALVES
1°ANO /A/ MIRAMAR
PROF.ª ADRIANA DE SOUZA VASCONCELOS
23/03/2015
1. OBJETIVO:
Construir gráficos em um papel milimetrado do nível da água na proveta e funil em função do número de bolinhas de gude.
2. INTRODUÇÃO:
Os gráficos são muito importantes e ajudam na praticidade de ver dados experimentais e resultados obtidos. Auxiliam na visualização de um determinado fenômeno, uma tendência ou comportamento de dados, que a maioria das vezes ficam difíceis de serem observados apenas em tabelas.
Como existem inúmeros tipos de gráficos, também existem diferentes tipos de papéis para representá-los, entre eles, o papel milimetrado, o papel mono log, e o papel di log.
A partir disso, perceberemos na prática principalmente a ênfase em calcular módulos de escala e linearização. Para que isso aconteça é necessário ter conhecimentos básicos em matemática e física.
3. MATERIAIS UTILIZADOS:
Uma proveta de 50 ml por grupo, várias bolinhas de gude, uma régua, tripé de sustentação, recipiente cônico transparente e folhas de papel milimetrado (uma por aluno).
4. PROCEDIMENTO UM:
- Colocamos a água na proveta até atingir uma altura de 14 cm;
- Acrescentamos as bolinhas de gude na proveta com água (três bolinhas de cada vez) e anotamos na tabela 1 o nível que a água se encontrou.
5. PROCEDIMENTO DOIS: - Colocamos água no recipiente cônico transparente até atingir uma altura de 10 cm de baixo do cone para cima; - Acrescentamos 10 bolinhas de gude e medimos a altura atingida. Anotamos na tabela 2;
- Acrescentamos mais 10 e medimos a nova altura, e depois mais 10 bolinhas totalizando 30 unidades.
6. DADOS EXPERIMENTAIS:
Tabela 1:
Tabela 2:
7. ANÁLISE:
Concluímos primeiramente que para construir um gráfico, necessitamos seguir normas, tal como escolher e identificar corretamente os eixos coordenados e utilizar a escala certa, para que não façamos sua