coisa de genio
Os livros de Aprendizado instantâneo só funcionaram quando o dia tiver 240 horas... Computação está virando mágica? Parece que sim, se depender do marketing dos livros de informática. E que mágica! De Mandrake a David Copperfield, qualquer profissional do ramo fica para trás diante do que prometem certos livros técnicos. Exemplo disso são as séries “ Aprenda em 21 dias”, ”Aprenda em 1 semana”, ”Aprenda em 24 horas”, publicadas pela Editora Campus. Elas pretender ensinar coisas que, ás vezes, muito gente não aprende nem em anos. Abaixo, as mágicas apregoadas por cinco títulos e os tempos mais prováveis de aprendizado.
Aprenda em 24 horas UNIX, de Dave Taylor e James C. Armstrong Jr. – Você, solenemente pergunta: “% IS – I|awk ‘{ print $5\t$9}’ | sort – m | head -5” e o sistema responde: “12556 dowload.exe”. O UNIX admite centenas de códigos como esse. Será que em 24 horas você é capaz de dominar essa algaravia? Tempo provável de aprendizado”: 6 meses.
Aprenda em 1 Semana HTML, de Laura Lemay – A autor combina informações gerais sobre a WEB coma apresentação dos comandos da linguagem HTML e dicas de desing de páginas. Vai bem como fonte de consulta. Quanto ao HTML, o caminho mais pratico para começar é usar o Front Page ou outro editor especializado. Tempo provável de aprendizado: 1 mês
Aprenda C ++ em 24 horas, de Jesse Liberty – “Para aprender C ++ com este livro, você não precisa ter nenhuma experiência prévia em programação”, diz o autor. Será? Esse talvez seja o tempo necessário para levar o volume, sem parar – e entender muito pouco. Tempo provável de Aprendizado: 6 meses.