Cogumelos Funcionais
Os cogumelos vêm sendo utilizados como alimento funcional para a prevenção de diversas doenças. Podem apresentar várias propriedades como ações antimutagênica, bactericida e estimulante das atividades imunológicas do organismo humano, além da presença de diversos compostos anti-tumorais.
Cogumelos são alimentos valiosos, com baixos teores energéticos e elevadas quantidades de minerais, aminoácidos essenciais, vitaminas e fibras. Alguns deles produzem compostos com potenciais efeitos farmacológicos e são chamados de cogumelos medicinais. Estudos têm demonstrado que o consumo regular de cogumelos ou o consumo de seus constituintes bioativos é benéfico para a saúde.
O interesse no uso dos cogumelos e/ou de seus extratos como suplementos dietéticos vem crescendo significativamente, devido aos seus efeitos antitumorais, anticarcinogênicos, antivirais, antiinflamatórios, hipoglicemiantes, hipocolesterolêmicos, hipotensivos, entre outros, podendo ser indicados como coadjuvantes no tratamento das neoplasias malignas.
Os extratos de cogumelos também são estudados por apresentarem propriedades antioxidantes. Para uma substância ser definida como antioxidante deve prevenir ou retardar a oxidação mesmo estando em baixa concentração relativamente ao substrato a ser oxidado e, além disso, deve formar radicais estáveis após a reação. Alguns exemplos desses agentes antioxidantes em alimentos são as vitaminas A, C e E, os flavonóides, os fenólicos e os carotenoides.
A lista de possíveis efeitos benéficos dos cogumelos é longa e incluem aumento da imunidade, redução dos níveis sanguíneos de colesterol e lipídeos, redução da pressão sanguínea, atenuação dos níveis sanguíneos de glicose, entre várias outras ações.
Uma das características dos extratos provenientes de cogumelos é sua capacidade de funcionar como imunoestimulador, ou seja, a constituição fisiológica do mecanismo de defesa do hospedeiro é aprimorada pela entrada desses componentes dos