Cognoscere vol
Volume 1 - ANO I - 2º. Sem. 2015 - Número 1 - A questão do método - O conhecimento
COGNOSCERE
A
Palavra
C COGNOSCERE
significa o ATO ou o EFEITO de
CONHECER. Escolhemos
esse
nome para este material didático, pois os temas e objetos que serão publicados serão
o
nesse
Aristóteles, em sua Metafísica (I, 1), afirma que “no vigor de sua constituição ontológica, o homem deseja ardentemente conhecer”. Para este filósofo, a “natureza” humana é regulada por este desejo ardente. Contudo, o que é conhecer? Que relações existem entre o conhecimento que obtemos (ou construímos) sobre as coisas e a aquisição da verdade? O que é a verdade?
suplemento
CONHECIMENTO
e
O CONHECIMENTO é o ato ou a atividade de conhecer matérias relacionadas a ele. Além
(perceber e incorporar à memória algo), realizado por meio da razão e/ou da experiência. É uma relação de apropriação que disto, a escolha se deveu ao fato implica na incorporação das propriedades, qualidades e de que a expressão sugere o ato características dos objetos, em uma operação onde os reflexo de todo processo de conteúdos intrínsecos dos objetos são reconhecidos, isto é, são conhecimento: conhecer-se a si conceituados e singularizados (HOUAISS, 2001: p. 803). mesmo. Noutras palavras, é uma relação de apropriação que implica na incorporação das propriedades, qualidades e características dos objetos, em uma operação onde os conteúdos intrínsecos dos objetos são reconhecidos, isto é, são conceituados e singularizados.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO
CONHECIMENTO:
Todo conhecimento é relativo, pois supõe um ponto de vista, certos instrumentos (sentido, ferramentas, conceitos etc.) e limites do sujeito que conhece.
O conhecimento permite o conhecimento maior e melhor ou menor e menos adequado da realidade, pois depende do grau de complexidade das teorias e conceitos utilizados para apreender o real.
O conhecimento é concreto quando se estabelece uma relação com um objeto individual – um ser humano, ou