For As Colineares
DEDUZINDO A EQUAÇÃO QUE DEFINE A AMPLITUDE NO MHS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DICIPLINA: MECÂNICA II
PROFESSOR: EMERSON FERREIRA DE ALMEIDA
NOME:JOSÉ WILLIAM RODRIGUES OLIVEIRA
10 DE AGOSTO DE 2015
Sobral-Ce
1.OBJETIVOS
Este experimento busca determinar a resultante de um sistema de força colinear ou não e, além disso, e, além disso, determinar das forças utilizando o método analítico e geométrico.
2.CONCEITOS
Forças e suas características
A ideia de força está bastante relacionada com experiências de qualquer pessoa durante seu dia a dia, como por exemplo, quando puxamos ou empurramos um objeto, dizemos que estamos fazendo uma força sobre ele. Na natureza é possível encontrar vários tipos de forças, sendo que elas podem se manifestar ou interagir de maneiras diferentes uma da outra. Por exemplo, existem forças que se manifestam sem que haja contato entre os corpos que estão interagindo, como é no caso da força magnética em que o ímã exerce uma força de atração sobre um prego, mesmo que haja certa distância entre eles.
Dentre as caraterísticas das forças, podemos destacar Intensidade, Direção e Sentido, pois é através destas características que poderemos conhecer completamente o que é uma força. Imagine uma situação em que uma pessoa lhe informe exerceu sobre uma mola seu esforço muscular, deformando-a, mas apenas com esta informação, não é possível ter a ideia de como foi esta deformação, pois o esforço pode ter sido feito inclinadamente, verticalmente ou horizontalmente, mas se nesta informação fosse acrescentado que o esforço foi feito na vertical, ainda assim você poderia ficar na dúvida se o esforço foi dirigido para baixo ou para cima. Então você só poderá ter uma ideia completa de força se a pessoa lhe fornecer as seguintes informações: Intensidade ou módulo, Direção e Sentido da força.
Outra informação importante sobre força é a sua unidade de medida, pois quando vamos medir