FORÇAS COLINEARES
CCEAT – Centro de Ciências Exatas, Agrárias e Tecnológicas
Departamento de Engenharia Elétrica
Física experimental I
NOME :
R.A.
1º Engenharia Elétrica, turma B.
RELATÓRIO: FORÇAS COLINEARES DE MESMO SENTIDO E DE SENTIDO INVERSO
MARINGÁ
2013
INTRODUÇÃO
Força é a interação entre corpos, capaz de retirá-los do estado de repouso ou movimento, e ainda em determinadas situações causar deformações.
Na física, forças são definidas como grandezas vetoriais, logo possuem módulo, direção e sentido, e seguem as leis vetoriais da Álgebra. Estes conceitos permitem o estudo de movimento e comportamento dos corpos em função da somatória vetorial das forças atuantes sobre ele.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Forças e suas características
A idéia de força é bastante relacionada com a experiência diária de qualquer pessoa: sempre que puxamos ou empurramos um objeto, dizemos que estamos fazendo uma força sobre ele.
É possível encontrar forças que se manifestam sem que haja contato entre os corpos que interagem. Por exemplo: um imã exerce uma força magnética de atração sobre um prego mesmo que haja certa distância entre eles; um pente eletrizado exerce uma força elétrica de atração sobre os cabelos de uma pessoa sem necessidade de entrar em contato com eles; de forma semelhante a Terra atrai os objetos próximos à sua superfície, mesmo que eles não estejam em contato com ela.
Intensidade, direção e sentido de uma força
Imagine que uma pessoa lhe informe que exerceu sobre uma mola seu esforço muscular, deformando-a Apenas com essa informação, você não pode fazer idéia de como foi essa deformação, pois o esforço pode Ter sido feito inclinadamente, verticalmente ou horizontalmente. Se ela acrescentasse que o esforço foi feito na vertical, ainda assim você poderia ficar na dúvida se o esforço foi dirigido para baixo ou para cima. Assim você só pode ter uma idéia completa da força