Movimento da arte
Um movimento artístico é caracterizado por ideias comuns, data de criação, local, participantes e, em alguns casos, por um manifesto.
Considera-se o impressionismo1 como o primeiro movimento a incorporar a maioria dessas características. Anteriormente, e sobretudo desde a constituição da chamada arte autônoma - quando o fazer artístico se descola da sua função religiosa, seguindo "em direção a formas cada vez mais independentes, como o mecenato secular e finalmente a produção para o mercado" 2 - a História da Arte tratava de períodos, escolas, tendências ou estilos (o período renascentista,3 a escola flamenga"4 , o gótico"5 e a tendência romântica,6 por exemplo).
A constituição de movimentos artísticos ocorre a partir do final do século XIX, com o impressionismo.7 e será a marca da arte moderna da primeira metade do século XX, quando cada movimento era considerado como uma nova vanguarda artística.
A arte renascentista.
Na medida em que o Renascimento resgata a cultura clássica, greco-romana, as construções foram influenciadas por características antigas, adaptadas à nova realidade moderna, ou seja, a construção de igrejas cristãs adotando-se os padrões clássicos e a construção de palácios e mosteiros seguindo as mesmas bases.
ARQUITETURA
Os arquitetos renascentistas perceberam que a origem de construção clássica estava na geometria euclidiana, que usava como base de suas obras o quadrado, aplicando-se a perspectiva, com o intuito de se obter uma construção harmônica. Apesar de racional e antropocêntrica, a arte renascentista continuou cristã, porém as novas igrejas adotaram um novo estilo, caracterizado pela funcionalidade e portanto pela racionalidade, representada pelo plano centralizado, ou a cruz grega. Os palácios também foram construídos de forma plana tendo como base o quadrado, um corpo sólido e normalmente com um pátio central, quadrangular, que tem a função de fazer chegar a luz às janelas internas
"Hospital