estrategia
Introdução
A estratégia de uma empresa é o conjunto das ações que definem os rumos possíveis a seguir no futuro, consoante as circunstâncias com que ela se vai defrontar.
Foi-nos proposto pelo professor Vítor Tavares da disciplina de Estratégia Empresarial, a realização de um caso de estudo, sendo ele um elemento avaliativo, para que possa mobilizar os conhecimentos adquiridos ao longo da unidade curricular.
A realização deste trabalho tem como grande objetivo permitir uma visão integradora de uma empresa já existente no mercado, uma empresa líder que aposta nos custos baixos para proporcionar um serviço de baixo preço aos clientes.
Assim, a realização do trabalho implicará os conhecimentos e competências adquiridos ao longo de toda a unidade curricular, que possibilitam uma análise integrada de uma empresa.
Caso de Estudo Ryanair
A História A Ryanair foi criada em 1985 pelos irlandeses Christy Ryan, Tony Ryan e Liam Lonergan, para fornecer voos de baixo custo do Reino Unido para a Irlanda. O primeiro voo realizou-se em 1986 no trajeto entre os dois países. A Ryanair contribui para mudar o panorama de viagens aéreas e para operar uma mudança em todos os segmentos do negócio, da venda de bilhetes à gestão dos aeroportos. Hoje, viajar de avião entre aeroportos europeus é mais barato que entre duas cidades do meso país.
O crescimento da empresa até 1991 foi acompanhado da acumulação de prejuízos. Assim, em 1991 contratou Michael O´Leary (actual presidente da Ryanair) para tornar a empresa rentável. O modelo adoptado é semelhante ao da norte-americana Southwest Airlines- a primeira grande companhia aérea low cost no mundo. Parte deste modelo assentou na adopção de um único modelo de avião – O Boeling 737- e os voos para aeroportos secundários de cidades grandes, onde as taxas são mais baixas.
IMG 1- Avião Ryanair
Conceito Low Cost
As companhias