Coesao sequencial
Coesão sequencial se refere ao desenvolvimento textual propriamente dito por procedimentos de manutenção e progressão temática. Na prática, é aquela que se estabelece por meio de conectivos, cuja função é basicamente ligar as frases e estabelecer uma relação de sentido entre elas. As marcas linguísticas que cumprem essas funções são chamadas de conectores interfrásticos. Vejamos dois tipos básicos de elementos que desempenham essa função:
*Conectores do tipo lógico: Sua função é apontar o tipo de relação lógica que o locutor estabelece entre o conteúdo de duas orações. Eles podem expressar:
a) Relação de causalidade: Ocorre quando uma oração expressa a causa do fato expresso na outra oração.
Exemplo: O torcedor ficou rouco porque gritou demais. consequência causa
b)Relação de condicionalidade: expressa-se pelo condicionamento entre dois fatos presentes nas duas orações, em que o antecedente sendo verdadeiro, o consequente também será.
Exemplo: Se aquecermos o ferro, ele se derreterá.
c) Relação de mediação: Ocorre quando uma das orações expressa o meio de se atingir um fim expresso em outra oração.
Exemplo: O grupo nove empenhou todos os seus esforços para alcançar uma boa nota no trabalho de português.
d)Relação de disjunção: Expressa alternância entre dois fatos. através do conectivo "ou" liga orações cujas ideias podem ser inclusivas (pode ocorrer tanto um fato como o outro) ou exclusivas (a ocorrência de um fato impede a ocorrência do outro).
Exemplos: Você vai ficar em São Paulo ou vai descer para o litoral. (exclusiva) Todos os congressistas poderiam usar crachá ou trajar roupas sociais. (inclusiva)
e)Relação de temporalidade: Se dá por meio de conectores cuja função é localizar eventos e ações no tempo. Podem indicar:
-SIMULTANEIDADE. Exemplo: Quando o filme começou ouviu-se o grito da plateia.