Coesão Referencial e Sequencial
DIREITO
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: GISELDA
SÁVIO SOARES CÂMARA CASTILHO – 1º PERÍODO
Para conseguirmos manter um texto claro e organizado precisamos fazer uso da coesão. Esse elemento nos permite usar diversos mecanismos para elaboração dos mais variados tipos de textos. Por isso a coesão e a coerência garantem ao texto uma unidade de significados encadeados. A coesão é essencial para evitar a repetição de termos:
Um texto coesivo é aquele que apresenta conexão entre suas ideias. Para que essa ligação seja estabelecida de forma clara, podemos utilizar diversas ferramentas. São elas:
Por referência ou coesão referencial: Os pronomes, advérbios e os artigos são os elementos de coesão que proporcionam a unidade do texto.
EX: A Giselda foi à Bahia em visita. Na Bahia, a Giselda recebeu várias homenagens.
Esse texto repetitivo torna-se desagradável e sem coesão. Agora incrementando elementos coesivos, podemos deixar o texto mais harmônico.
EX: A Giselda foi à Bahia. Lá, ela foi homenageada.
O texto ganhou agilidade e estilo. Os termos “Lá” e “ela” referem-se à Bahia e Giselda, foram usados a fim de tornar o texto coeso. Um outro exemplo, agora de um texto maior:
Texto – Itaparica
“Dona de uma luminosidade fantástica em seus 240 quilômetros quadrados, a ilha de Itaparica elegeu a liberdade como padrão e fez da aventura uma experiência que não tem hora para começar. Ali tudo flui espontaneamente, desde que o sol nasce, anunciando mais um dia, até a noite chegar, com o luar refletindo no mar e as luzes de Salvador como pano de fundo. De resto, a ilha funciona como um quebra-mar “que protege todo o interior da Baía de Todos os Santos. É a maior de todas as 54 da região – a Ilha-mãe, para melhor definir a geografia local.
Como toda localidade baiana que se preza, a ilha pratica ritos de antigas raízes místicas. E nisto também é singular.