Meus trabalhos
A língua é um produto social e cultural constituído por signos linguísticos, caracterizado por um código, e a linguagem é o veículo de expressão.
Podemos dizer que linguagem é uma faculdade (capacidade) que permite exercitar a comunicação, latente ou em ação.
Já a língua refere-se a um conjunto de palavras e expressões usado por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática).
Análise Textual – Aula 02
Coesão: Fala-se de coesão (junção) quando temos palavras, expressões, isto é, conexões colocadas estrategicamente ao lado de outras para produzirem a sequência da mensagem com sentido. Há diferentes tipos de coesão, que são responsáveis pela chamada “tessitura do texto”.
Texto é um entrelaçamento de enunciados oracionais e não oracionais organizados de acordo com a lógica do autor.
Mas esse entrelaçamento não deve ser feito de qualquer jeito, pois um texto, para possibilitar o entendimento, deve ser claro, concorda?
Essa qualidade está relacionada diretamente aos elementos coesivos, responsáveis por promover a ligação entre as partes.
Veja agora os dois tipos básicos de coesão: Coesão referencial, a informação é retomada e Coesão seqüencial, a informação progride.
Coesão referencial Lexical: Permite o entrelaçamento do texto pela substituição/omissão de palavras (podemos destacar o uso de sinônimos e hiperônimos).
Coesão referencial Gramatical: Permite o entrelaçamento do texto pelo emprego de pronome, conjunções e numerais, dentre outros.
Coesão sequencial Temporal: Permite a progressão da informação pela ordenação linear dos elementos, pela utilização de partículas temporais e pela correlação dos tempos verbais.
Coesão sequencial por conexão: Auxilia na compreensão do texto como um todo. Pode ser vista por meio dos operadores do tipo lógico e operadores discursivos, dentre outros.
Uma das formas de se garantir que um grupo de palavras seja denominado texto é a presença de