sociologia
No Brasil esse desenvolvimento surge realmente com os portugueses trazendo mercadorias e desenvolvimento para o país. E concomitantemente a globalização teve “inicio” no Brasil. Mas se comparar com países da Europa o Brasil teve uma grande demora em obter uma industrialização. Porém a real estrutura da industrialização e desenvolvimento econômico surge a partir de 1930, quando se instaura um plano industrial, juntamente com a intervenção do estado na econômia, que o principal objetivo era a busca de uma solução para substituir as importações.
E com a crise mundial em 1929 o Brasil foi afetado como todos os outros países também, mas principalmente a indústria de café brasileira. Mesmo passando pela crise o estado aplicou um plano substituto para o desenvolvimento econômico e industrial, aplicou e investiu na indústria pesada, reformulou a economia com instalações de multinacionais e investimentos de capital estrangeiro.
No Brasil e no mundo atual o que representa o capitalismo e a industria é a globalização, pelo fato de que ela representa a comunicação e isso gera um encurtamento de distâncias entre o homem e o comércio e os produtos.
A globalização e o capitalismo sempre andaram juntos, porque o desenvolvimento de indústrias e suas tecnologias dependem de venda de produtos e lucro com eles, e a globalização faz a “distribuição” dessa tecnologia como veículos, telefonia e até mesmo informações em tempo real.