Coesão e progressão sequencial
Curso: Letras
KOCH, Ingedore Vilaça e Vanda Maria.2009. Ler e escrever.
Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto.
Capítulo 7________________________________________
Escrita e progressão sequencial
A escrita utiliza recursos primordiais para o desenvolvimento do texto e para o seu desenrolar, ou seja, para sua progressão. São estes benefícios da escrita aliados à competência do escritor, ao gênero, ao contexto, à progressão referencial, e ao conhecimento do leitor, que vão garantir a coerência do texto.
Repetição ou recorrência de termos é uma das formas de progressão textual de que se pode valer o produtor.
Ex: E o trem corria, corria, corria
Paralelismo consiste na repetição sucessiva da mesma estrutura sintática, preenchida por elementos lexicais diferentes.
Ex: Nosso céu tem mais estrelas
Nossas várzeas têm mais flores
Nossos bosques têm mais vida
Nossas vidas mais amores.
Parafraseamento, segundo Irandé é “(...) voltar a dizer o que já foi dito antes, mas de outra maneira, com outras palavras, como se nossa intenção fosse explicar o que foi dito antes, deixar o conteúdo mais claro, sem perder, é claro, sua originalidade conceitual. É dizer o mesmo de outro jeito.” (ANTUNES, 2005, p. 62)
Recorrência de tempos verbais é o uso da repetição de um mesmo tempo verbal para informar ao nosso leitor se estamos narrando ou informando, ou criticando, qual nossa atitude comunicativa, em um texto. Há verbos que servem para NARRAR (pretérito perfeito, imperfeito, mais que perfeito e futuro do pretérito do indicativo). Há tempos que servem para COMENTAR (presente, futuro do presente, pretérito perfeito simples e composto do indicativo).
Recursos de ordem fonológica trata-se do uso de fatos suprassegmentais, como a entonação, o metro, a rima, o ritmo; e de fatos segmentais como a aliteração (quando há repetição, em sequência, de determinado som) e assonâncias