coesão e coerencia
Coerência ( adaiane, adriele, emanuelle, jheniffer)
ADAIANE
Exemplo 1
Subi a porta e fechei a escada.
Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.
Desliguei a cama e deitei-me na luz
Tudo porque
Ele me deu um beijo de boa noite...
Autor Anônimo
(apud ANTUNES , 2005, p. 174)
De acordo com Ilane Ferreira Cavalcante o texto do autor anônimo apresentado acima mostra que a relação entre os verbos e o seus complementos é incoerente, porque não subimos a porta nem recitamos sapatos, mas em contraposição se estabelecermos uma relação entre o primeiro conjunto de três versos e os dois últimos podemos perceber o sentido da incoerência previa, o eu - lírico está apaixonado. A desordem proposital significa uma representação da paixão dessa forma o texto faz sentido justamente pela falta de organização lógica.
Conceito
Coerência é o que faz com que o texto tenha sentido para o leitor. Não depende do texto em si, mas dos elementos lingüísticos e de sua organização; do conhecimento do mundo partilhado pelo autor e pelo leitor; de fatores da situação de comunicação em que o texto foi produzido e está sendo lido. A coerência é vista, assim, como um princípio de interpretabilidade do texto, num processo cooperativo entre quem escreve e quem lê. Por mais organizado que esteja o texto do ponto de vista estritamente lingüístico, a compreensão não se dará se não houver coerência.
Ilane Ferreira Cavalcante ( acesso em: 13/05/2013)
Produzimos textos porque pretendemos informar, divertir, explicar, convencer, discordar, ordenar, ou seja, o texto é uma unidade de significado produzida sempre com uma determinada intenção. Assim como a frase não é uma simples sucessão de palavras, o texto também não é uma simples sucessão de frases, mas um todo organizado capaz de estabelecer contato com nossos interlocutores, influindo sobre eles. Quando isso ocorre, temos um texto em que há coerência.
Os interlocutores de qualquer situação