Serviço Social
SERVIÇO SOCIAL
JOÃO PAULO COSTA DE FREITAS
MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
VITÓRIA DA CONQUISTA
2014
JOÃO PAULO COSTA DE FREITAS
MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Gestão Social, Serviço Social e Terceiro Setor e Oficina de Formação Pesquisa social].
Prof. Maria Angela Santini, Paulo Sérgio Aragão, Rodrigo Eduardo Zambon.
VITÓRIA DA CONQUISTA
2014
INTRODUÇÃO
O Surgimento do Serviço Social no Brasil no ano de 1930 foi marcado pelo processo de industrialização e um avanço ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. As relações sociais nesta época também tornam mais intensas peculiares ao sistema social capitalista.
A Constituição Federal de 1988 é o marco legal para a compreensão das transformações e redefinições do perfil histórico da assistência social no País, que a qualifica como política de seguridade social.
O processo histórico do serviço social no conceito da ética que estabelece no campo reflexivo e teórico, alguns filósofos enumeraram a ética com base em três fundamentos: virtude, justiça e felicidade; assim como outros um ética evolutiva. Há que se destacar, os Códigos de Ética, a profissão como um todo, o presente trabalho tem por objetivo, mostrar o processo de construção dos Códigos de Ética, de 1947, 1965, 1975 e 1986, bem como suas repercussões nos diferentes momentos e na atualidade, com o Código de 1993; além disso, os houve avanços e sua relação com o momento histórico político atual.
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social nos anos de 1980 e 1990 objetivou construir a crítica à profissão, aos seus pressupostos ideológicos, teóricos e metodológicos e