Microeconomia
4. O que é um mercado monopolista? Cite dois fatores que contribuem para o aparecimento de um monopólio.
5. O que é um mercado oligopolista? O que é a prática de Cartel?
6. O que é mercado monopsônico e oligopsônico?
7. Cite e explique os tipos de duopólio existentes.
8. O que são falhas de mercado? Exemplifique.
9. Explique a teoria dos jogos e sua relação com o equilíbrio de Nash, utilizando o exemplo do dilema dos prisioneiros.
Respostas
3 - E um mercado onde nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogéneo. Dado que as condições para a concorrência perfeita serem restritas, existem muito poucos mercados assim. A competição perfeita pode servir como ponto de referência para avaliar mercados de concorrência imperfeita no mundo real.
Intervenientes: Muitos compradores e muitos vendedores, tanto existentes como potenciais. Nenhum participante consegue influenciar o preço de mercado de maneira isolada.
Produto: O produto em causa é homogéneo. O produto de uma empresa é, do ponto de vista dos consumidores, igual ao produto oferecido pelas restantes empresas da mesma indústria.
Entrada e Saída da Indústria: A entrada e saída da indústria é livre. Não existem restrições para que novas empresas entrem naquela indústria, ou que determinadas empresas abandonem a indústria. Estas restrições podem ser do ponto de vista económico (investimento necessário baixo) ou mesmo tecnológico (conhecimento necessário também baixo)
4 - Pela concepção tradicional, há monopólio quando há somente um único vendedor para um determinado produto, não substituto. Tal como no caso da concorrência perfeita, os exemplos de monopólio na sua forma pura são raros, mas a teoria do monopólio elucida o comportamento de empresas que se aproximam das condições de monopólio puro. Um monopólio pode simplesmente referir-se ao caso em