A coesão e a coerência
Visão sobre o tema:
A Coesão tem o dever de realizar a conexão, ligação harmônica entre os elementos utilizados em um texto. Estes elementos linguísticos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Assim trazem ao texto legibilidade e sentido.
Já a Coerência garante o resultado da não contradição entre as partes utilizadas em um texto, trazendo logica entre as ideias propostas e interpretabilidade. Ao elaborar o texto, temos que criar condições para que haja uma unidade de coerência, dando ao texto mais fidelidade.
Coesão:
Exemplo – 1 Elemento Por referência: Os pronomes, advérbios e os artigos são os elementos de coesão que proporcionam a unidade do texto.
"O Presidente foi a Portugal em visita. Em Portugal o presidente recebeu várias homenagens."
Esse texto repetitivo torna-se desagradável e sem coesão. Observe a atuação do advérbio e do pronome no processo de e elaboração do texto.
"O Presidente foi a Portugal. Lá, ele foi homenageado."
Veja que o texto ganhou agilidade e estilo. Os termos “Lá” e “ele” referem-se a Portugal e Presidente, foram usados a fim de tornar o texto coeso.
Exemplo - 2
Elemento Por substituição: É usada para abreviar sentenças inteiras, substituindo-as por uma expressão com significado equivalente.
"O presidente viajou para Portugal nesta semana e o ministro dos Esportes o fez também."
A expressão “o fez também” retoma a sentença “viajou para Portugal”.
Coerência: Exemplo – 1
“Estava andando sozinho na rua, ouvi passos atrás de mim, assustado nem olhei, saí correndo, era um homem alto, estranho, tinha em suas mãos uma arma...”
Se o narrador não olhou, como soube descrever a personagem?
A falta de coerência se dá normalmente: Na inverossimilhança, falta de concatenação e