Coerencia e coesao
Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão do texto e para a melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área.
A coesão trata basicamente nos estudos das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos. A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua portuguesa.
Objectivos
Então, é possível se familiarizar mais com a escrita lembrando-se da palavra texto. Ela, assim como muitas outras, origina-se do latim “textum”, que significa tecer, entrelaçar ideias, opiniões e pensamentos.
Basta lembrarmos que toda escrita requer praticidade, conhecimento prévio do assunto abordado, e, sobretudo, técnicas, que constituem a performance de todo texto bem elaborado.
ele precisa realçar beleza, para que sua estética seja vista de maneira plausível, encontramos também os elementos que participam da construção textual; entre eles, a coesão e a coerência.
Definição Específica
Coesão
São mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico- semântica entre as partes de um texto.
Ex: "Os corvos ficaram à espreita.
Coerência
É responsável pelo sentido do texto, envolvendo factores lógico-semânticos e cognitivos.
Exemplo:
Hoje tenho certeza que a semente está caindo numa terra boa
Coesão
É a manifestação linguística da coerência. Provém da forma como as relações lógico-semânticas do texto são expressas na superfície textual. Assim, a coesão de um texto éverificada mediante a análise de seus mecanismos lexicais egramaticais de construção.
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de