coesao e coerencia
O trabalho da KOCH baseia-se na linguística textual, um ramo da linguística moderna, que no principio não se fazia ainda a distinção básica entre coesão e coerência. Conforme a autora um texto não é somente um conjunto de frases isoladas, existem regras que vão além da frase. (p.11)
Kochcita Beaugran & Dressler e o interesse que se vêm dedicando ao estudo dos principais critérios de textualidade e do processamento cognitivo e declarativo do texto. Assinalam a textualidade, a coesão e a coerência, fatores que estão centrados no texto, e a situacionalidade e intertextualidade, etc , centrados nos usuários.(p.12).
Coesão textual segundo a autora diz respeito a todos os processos de sequencialização que asseguram uma ligação linguística significativa entre os elementos que ocorrem no texto. (p. 12,13)
Conforme Koch, existem mecanismos que estabelecem relações textuais e são chamados de “recurso de coesão textual”, entre eles estão o catafórico elemento que faz referência a um termo subsequente e o anafórico que faz referência a um termo anterior. (p.16). Koch escreve que o texto vai sendo formado por meio de mecanismos utilizados para tecer o texto, e a isso se dá o nome de coesão textual.A coesão estabelece relação de sentido, que produz o “elo coesivo” entre os elementos. (p.17).
A autora assume então que existam textos sem coesão, portanto, que a interpretação do mesmo se dá no nível da coerência, porém há também textos com coesão, mas, sem coerência.
Koch coloca cinco mecanismos de coesão:
1º - a coesão referencial, que são elementosda frase que não são compreendidos por si só, estes são os pressuponentes, mas necessitam dos pressupostos, termos que remetem sua compreensão. Podem ser referência exofórica, quando o referente está fora do texto e endofórica, quando o referente está no próprio texto, e nesse caso subdivide-se em anáfora e