Lafatech
901 palavras
4 páginas
Condições Práticas de Tratamento Térmico Introdução
A partir de uma peca de aço, determinamos o tratamento térmico que a peca sofreu baseados em ensaio de dureza e analise micrografia. Determinamos, então, outro tratamento térmico para possibilitar a determinação do percentual de carbono. E, finalmente, com base em ensaios de dureza, analise micrografia e utilizado técnicas de micro analise, determinamos o percentual de carbono do aço.
Objetivo
Tratar termicamente diversas amostras de aço (vergalhao comercial) e correlacionar as estruturas formadas com as medidas de dureza. Identificar as fases formadas em função da composição química e das condições de resfriamento impostas.
5 1 Material
• Cortadora metalografica • Forno tipo mufla
• Politriz rotativa
• Lixadeira politriz
• Capela de exaustão de gases
• Estereomicroscópio
• Durometro (Rockwell)
6 2 Fundamentação Teórica
2.1 Micrografia
Segundo Colpaert[1], “metalografia microscópica (ou micrografia dos metais) estuda os produtos metalúrgicos, com o auxílio do microscópio, visando a determinação de seus constituintes e de sua textura. Este estudo e feito em superfícies previamente polidas e, em geral, atacadas por um reativo adequado.”
2.2 Tratamentos Térmicos
No processo de normalização, o aço e aquecido ate a zona de normalização, mostrada no gráfico da figura 1 durante o tempo expressado na equação 2.1
Normalização Recozimento ou têmpera
700Temperaturas
teor de carbono
Figura 1: Temperaturas mais adequadas a normalização, recozimento e tempera em função do teor de carbono do aço.
8 3 Procedimento
3.1 Preparação da amostra
A amostra foi cortada em quatro pedaços, sendo que um pedaço foi usado para teste de dureza, outros dois foram embutidos para a metalografia e o restante foi guardado para futuro tratamento térmico.
3.2 Ensaio de dureza
Foram feitos ensaios de dureza Rockwell C na periferia e no núcleo da amostra. Com resultados conforme a tabela 1.
Periferia (HRC) Núcleo (HRC)