Segurança de redes - IDS
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SISTEMAS DE DETECÇÃO DE INTRUSão - ids
acadêmicos:
balsas – Ma
2013
INTRODUÇÃO
A popularização do computador fez com que todo o mundo assistisse uma verdadeira “revolução tecnológica”, onde o computador passou a desempenhar um papel fundamental na vida de todos. Grandes empresas utilizando redes financeiras e sistemas de comunicação passaram a depender cada dia mais dos sistemas computacionais e até hoje o avanço da tecnologia vem trazendo inúmeros benefícios e facilidades para toda a sociedade.
Se por um lado essa “revolução” introduziu facilidades, por outro lado ela trouxe também inúmeras ameaças virtuais. À medida que as tecnologias de rede avançam em direção ao futuro e a informação passa a ser o principal ativo de muitas organizações, é necessário a implementação de mecanismos para proteger os dados. A cada dia surgem novas ferramentas automatizadas ou código-fonte de explorações de falhas de sistemas prontos que promovem acesso aos servidores de redes, comprometendo sua segurança. Hoje em dia não é mais necessário ter conhecimentos avançados em um determinado sistema operacional ou protocolo para explorar suas vulnerabilidades, basta apenas pesquisar no Google.
Existem diversas ferramentas que contribuem significativamente para melhoria da segurança de uma rede, tais como: a criptografia, que estabelece um nível de proteção para dados, o uso de Firewalls estabelecem uma lógica na entrada e saída da rede, controlando o tráfego em nível de pacotes, a VPN que cria um túnel criptografado entre 2 pontos de rede, etc…
Entre elas, o Sistema de Detecção de Intrusão merece um destaque especial, pois engloba o processo de monitorar, identificar e notificar a ocorrência de atividades maliciosas, atividades não-autorizadas que coloquem em risco e tenham como alvos ativos de tecnologia de uma rede de computadores.
Tipos de Sistemas de Detecção de Intrusão