analise e investimento
Hoje em dia o mundo atual passa por diversas mudanças, e o ambiente empresarial é um dos que mais são atingidos. O cenário econômico que atravessamos exige que as empresas se mantenham atuantes e em constantes mudanças para se adequar a nova realidade
Esse trabalho tem como objetivo mostrar o conceito de investimentos, seus tipos e a grande importância que eles tem para as organizações.
Todo investimento é um comprometimento de dinheiro ou de recursos da empresa, por isso, não deve ser feito por empolgação ou mesmo de forma intuitiva, mas sim através de uma análise detalhada, para que seja claro se seus resultados futuros justificam seu custo e sua implementação irá trazer lucro para a empresa, uma vez que os recursos financeiros são escassos e como tal muito valiosos para a organização.
ETAPA I – PASSO I
Conceito e formas de Investimentos. A importância dos investimentos para as organizações. A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:
O projeto vai se pagar?
O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
Esta é a melhor alternativa de investimentos?
O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.
De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.
Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:
Payback;
Payback descontado;
Valor presente líquido – VPL;
Taxa interna de retorno –